O Hábito de Escovar os Dentes Antes de Dormir

Para a maioria de nós, seres humanos, definir uma rotina é mais fácil que aderir a ela. Seja o que fazemos, logo cedo, quando acordamos – escovar os dentes – ou a primeira coisa que fazemos quando chegamos do trabalho.

Nosso cérebro está estruturado para criar atalhos para nós. Estes atalhos fazem nossa vida mais fácil, e significa que não precisamos pensar em cada uma das coisas que fazemos.

Infelizmente, nem todos os nossos atalhos são agradáveis…mesmo porque nosso cérebro também gosta de tomar um caminho mais fácil, mesmo quando não fazemos as coisas que necessitamos fazer, como escovar os dentes, por exeplo. É por essa razão que muitas vezes nós achamos que “não temos tempo” para algo ou acabamos caindo em maus hábitos.

Quando falamos em saúde bucal, também estamos sujeitos as essas “ciladas” do nosso cérebro. Podemos nos esquecer de escovar os dentes, de passar o fio dental, podemos ingerir mais açúcar que o recomendado, ou mesmo não escovar os dentes no tempo recomendável (correto é em torno de 5 minutos). Sabemos que precisamos fazer essas coisas, mas nosso cérebro, muitas vezes, insiste em outras ideias.

Então vamos ver algumas dicas para treinar seu cérebro de maneira que sua rotina se torne um HÁBITO.

CRIAÇÃO DE UM NOVO CLICLO

De acordo com pesquisa neurocientífica os hábitos  são compostos em três partes – a SUGESTÃO, a ROTINA, a RECOMPENSA. A sugestão lhe pede para fazer alguma coisa, a rotina é o que você faz e a recompensa é o resultado desse hábito criado.

Imagine que o despertador toca pela manhã essa é a SUGESTÃO que seu cérebro reconhece para que você inicie uma ROTINA automática de levantar da cama, ir até o banheiro, passar a pasta de dente na escova, da mesma forma todos os dias e sem ter que gastar energia pensando como essa tarefa será executada. Após a rotina você recebe a RECOMPENSA que é aquela ardência refrescante na boca, que confirma que seus dentes estão limpos e protegidos.

Assim como nesse exemplo existem diversas outras situações onde o cérebro simplifica determinados processos para que eles sejam executados com o mínimo de gasto de energia.

Como podemos conseguir isso automaticamente para escovar os dentes antes de dormir?

O alicerce principal é a rotina, através de uma SUGESTÃO que nos motiva e quando criamos uma ROTINA que leva um certo tempo, cria-se a rotina e recebemos a recompensa que é o HÁBITO formado.

A chave aqui é encontrar uma maneira de mudar isso e permitir incorporar a nova rotina facilmente em seu estilo de vida. A nova SUGESTÃO vai ser querer dormir, a ROTINA será escovar os dentes e a RECOMPENSA será o sono.

MANTENDO A ROTINA

A maioria das pessoas não conseguem suas rotinas dentro da primeira semana. Demora pelo menos 2 meses para uma rotina tornar-se um hábito e você precisa insistir – mesmo com contratempos. Abaixo, mostramos algumas dicas para criar seu novo hábito.

  • PEQUENAS VITÓRIAS

Comemore a cada pequeno resultado, crie metas a cada – 3 dias, 1 semana, 2 semanas, 1 mês, 2 meses. Assim você não se desmotiva até o resultado final e crie pequenas recompensas para cada uma, até o objetivo final. Se você acertar 2 meses continuamente aproveite de pois com um grande presente.

  • ORGANIZE UM GRÁFICO PARA ACOMPANHAR SEU PROGRESSO

Coloque um gráfico em seu refrigerador ou em outro lugar de destaque e assinale todos os dias que você atingiu os objetivos. Isso lhe dará uma grande dica visual e permitirá rastrear suas recompensas.

  • DEFINA UM ALARME

Definir um alarme de repetição em seu telefone para dar um sinal de que é hora de escovar os dentes. Definir um alarme de aviso de cinco minutos após o primeiro, e depois outro até você executar sua tarefa.

  • PEÇA AJUDA

Pedir aos outros para lembrá-lo é uma forma de comprometer-se também, isso ajuda a forçá-lo e é uma boa idéia. Vai ajudar a manter-se motivado.

  • TREINAR

Uma das melhores maneiras de alcançar seus objetivos é treinar a força de vontade e criar uma consistência.

A rotina forma um hábito.

Esperamos que estas dicas possam ajudá-lo a melhorar a rotina da sua saúde bucal. Desejamos que você mude seu hábito para uma vida mais saudável.

Abraços e bom final de semana!

Fonte da Matéria: Oral Health Foundation e ResumoCast – O poder do Hábito

Fonte Imagem: Pinterest

Share:

Deixe uma resposta