Como Cuidar do Aparelho Dental Fixo?

Durante o tratamento ortodôntico é indispensável manter uma excelente higienização bucal.O aparelho fixo normalmente tende a acumular restos de comida após as refeições, portanto os resíduos precisam ser removidos para evitar problemas maiores, como a proliferação de micro-organismos que causam inflamações gengivais.

Listamos algumas dicas que ajudarão a manter a higiêne bucal em dia, confira:

Para melhor desempenho na escovação, ao comprar uma escova de dentes, opte por uma escova que tenha cerdas não muito rígidas, de um padrão médio. Essa estrutura mais específica da escova facilita a escovação dos bráquetes.

Para melhor higienização dos arcos e fios é necessário o uso de duas escovas chamadas escova interdental e escova bitufo. Estas escovas auxiliam com maior eficiência a limpeza das regiões, nas quais a escova comum não alcança. A escova interdental apresenta-se em diferentes tipos de tamanho, para maior efetividade, escolha aquela que se encaixe melhor nos espaços existentes entre bráquetes e dentes.

Para o uso do fio dental com aparelho ortodôntico é necessário o uso em conjunto com o passa fio, ele permitirá que você higienize da melhor maneira possível, regiões entre dentes que a escova comum, interdental, bitufo não alcançaram, eliminando assim a formação de placa bacteriana e tártaro ao redor da superfície dentária.

escova interdental
escova interdental

escova bitufo
escova bitufo

escova passa-fio para aparelhos ortodônticos
escova passa-fio

Cuide bem de sua saúde bucal durante o tratamento, o trabalho em conjunto com o profissional é imprescindível para o sucesso do tratamento. É muito importante ressaltar que a prevenção dos problemas gengivais é a melhor forma de evitar problemas maiores futuros, podendo seguir tranquilamente o tratamento ortodôntico.

Até a próxima!

Dr. Maurício Urquizu

texto revisado – original de 21/10/15

Share:

Deixe uma resposta